
Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela – Chapada dos Veadeiros | Goiás.
Sem dúvida, essa trilha não pode faltar no seu roteiro! Uma das mais bonitas da Chapada dos Veadeiros.
Qualquer pessoa (que não tenha mobilidade reduzida), pode fazer o percurso. Digo isso porque há trechos íngremes com subida e descida. Até quem tem um bom condicionamento físico, sente o esforço.
No retorno, parei algumas vezes para descansar. Apesar da escadaria ter corrimão, ser com pedras e troncos de árvore, é extensa e íngreme. O que me fez notar, que preciso focar mais nos treinos em escadas… Rs!
Ao ler o post da Carina, publicado aqui no Blog, decidimos ir com guia. Não queria correr o risco de não encontrar “a janela” ou me perder pelo caminho.
O acesso é bem próximo da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na verdade, um pouco mais acima… há uma placa sinalizando a entrada.
O local onde estacionamos é enormeee e não há cobrança. Do estacionamento, até a “portaria”, realizamos uma breve caminhada. Foi possível observar poços profundos, escavados na época da mineração e até materiais utilizados, um museu a céu aberto. A entrada custou R$ 30,00.
O trajeto é repleto de cenários incríveis!!!
A caminhada foi realizada no período da tarde. A ideia era ver o pôr-do-sol e encontrar o mínimo de pessoas na janela, já que a procura em fotografar por lá é grande, gerando filas intermináveis. Vamos combinar que fila estraga qualquer experiência né? Mas em época de chuva, não aconselho. O risco de temporal, raios, tromba d’água é enorme!
E com a gente não foi diferente! só foi colocar os pés na “janela”, que o céu desabou… e tudo bem… chuva é benção!

Quando ela diminuiu, subimos para um outro mirante, com vista 360º para a Chapada dos Veadeiros. Imagem única! A natureza é perfeita!
Saltos do Rio Preto
A chuva continuou nos acompanhando no retorno e o banho na Cachoeira do Abismo, que estava com um volume de água descomunal, foi adiado. Uma pausa para fotos, tirar a água da bota e torcer as meias.

No platô, foi possível contemplar um sol tímido e toda a beleza da Chapada. Apesar de cansada, o sentimento de gratidão invadiu meu peito, renovou o ar dos meus pulmões e me deu energia para finalizar a caminhada.
Pela manhã já havia feito Raizama e eu não tenho mais 20 aninhos né? Mas foi mágico!
Algumas dicas para você não passar perrengue:
- Leve 2 litros de água
- Fruta e snacks
- Calçado apropriado para trilha
- Camiseta manga longa UV
- Chapéu/boné
- Lanterna de cabeça
Se eu esqueci de algo, acrescenta aí nos comentários!
Um abraço!
Daniele
Facebook | Insta Blog | Insta Dani | YouTube | Twitter | Comente!
Comente pelo Facebook!

