Passeios

Uma voltinha pelo bairro que nasci – Santa Teresa | RJ

Santa Teresa é um dos bairros mais boêmios do Rio de Janeiro, está localizado no alto da serra, entre o Centro do Rio e a Zona Sul.

Eu nasci na Casa de Saúde São João de Deus, atualmente Samoc. Ela fica em uma das vias principais do bairro, a Almirante Alexandrino. Eu tenho um orgulho danado de ter nascido onde pessoas ilustres como: Carmem Miranda, Bibi Ferreira, Pixinguinha e Djanira viveram.

Pela segunda vez visitei Santa Teresa, as duas vezes de bondinho. Mas você pode chegar lá de ônibus, táxi ou carro.

Atualmente os bondinhos levam até 32 pessoas sentadas. Antigamente havia superlotação e falta de manutenção, o que ocasionou um acidente gravíssimo deixando mortos e mais de 50 pessoas feridas. Após esse acidente, o funcionamento dos bondinhos foram interrompidos e melhorias no sistema foram realizadas.

Subir Santa Teresa de bondinho é mágico! passamos em cima do Aqueduto da Carioca, também conhecido como Arcos da Lapa, utilizado por muito tempo para levar água para os Cariocas. Também avistamos a Catedral Metropolitana.

Nossa primeira parada foi no Largo do Curvelo, onde encontra-se estúdios de artistas, o Parque das Ruínas e o Museu Chácara do Céu.

No final da rua, fica o vizinho e também belo, Museu Chácara do Céu, com obras de arte expostas em várias dependências da antiga residência de Castro Maya. Dos jardins também é possível visualizar o Centro e até o relógio da Central do Brasil.

Após a visita, seguimos para o Largo do Guimarães, por lá há cinema e um pólo gastronômico. Com o mesmo ticket, é possível transitar por todo bairro.

Antes de pegar o bondinho para retornar ao Centro, caminhamos pelas ruas de Santa.

Como o bondinho é circular, seguimos até a última parada, Dois Irmãos. Nesse ponto destacaram nosso segundo ticket e os bancos foram trocados de posição.

Mais detalhes do passeio, você pode assistir no vídeo.

E você? conhece o bairro onde sua história começou?

Daniele

Facebook | Insta Blog | Insta Dani | YouTube | Twitter | Comente!

O que achou do post?

Comente pelo Facebook!

comentários

Mas pode chamar de Dani! Carioca, cinéfila, estudante de Geografia, ama estar em contato com a natureza, realizar passeios e viajar. Adepta de fazer listinhas pra tudo! Não abre mão de uma velha agenda e uma boa aventura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *