Uma voltinha pelo bairro que nasci – Santa Teresa | RJ

Santa Teresa é um dos bairros mais boêmios do Rio de Janeiro, está localizado no alto da serra, entre o Centro do Rio e a Zona Sul.
Eu nasci na Casa de Saúde São João de Deus, atualmente Samoc. Ela fica em uma das vias principais do bairro, a Almirante Alexandrino. Eu tenho um orgulho danado de ter nascido onde pessoas ilustres como: Carmem Miranda, Bibi Ferreira, Pixinguinha e Djanira viveram.
Pela segunda vez visitei Santa Teresa, as duas vezes de bondinho. Mas você pode chegar lá de ônibus, táxi ou carro.
A Estação dos Bondes, fica na Rua Lélio Gama, Centro (Ao lado do prédio da Petrobrás) O ingresso custou R$ 20,00. Moradores de Santa Teresa, maiores de 65 anos e estudantes uniformizados não pagam passagem. O primeiro ticket é destacado na ida, no retorno o segundo é destacado. Cuidado para não perder!
Atualmente os bondinhos levam até 32 pessoas sentadas. Antigamente havia superlotação e falta de manutenção, o que ocasionou um acidente gravíssimo deixando mortos e mais de 50 pessoas feridas. Após esse acidente, o funcionamento dos bondinhos foram interrompidos e melhorias no sistema foram realizadas.
Subir Santa Teresa de bondinho é mágico! passamos em cima do Aqueduto da Carioca, também conhecido como Arcos da Lapa, utilizado por muito tempo para levar água para os Cariocas. Também avistamos a Catedral Metropolitana.
Você sabia que o condutor do Bonde chama-se motorneiro? Um pedacinho da Lapa
Nossa primeira parada foi no Largo do Curvelo, onde encontra-se estúdios de artistas, o Parque das Ruínas e o Museu Chácara do Céu.
Largo do Curvelo Neste palacete ocorria os mais belos saraus, comandados por Laurinda Santos Lobo.
De lá se tem uma bela vista da Cidade
No final da rua, fica o vizinho e também belo, Museu Chácara do Céu, com obras de arte expostas em várias dependências da antiga residência de Castro Maya. Dos jardins também é possível visualizar o Centro e até o relógio da Central do Brasil.
Após a visita, seguimos para o Largo do Guimarães, por lá há cinema e um pólo gastronômico. Com o mesmo ticket, é possível transitar por todo bairro.
Cine Santa Teresa Paramos para almoçar no Café do Alto O local é muito agradável! Fomos recebidas com água e amendoim Picadinho de Filé Mignon (simples mas muito saboroso!)
Antes de pegar o bondinho para retornar ao Centro, caminhamos pelas ruas de Santa.
Igreja de São Paulo
Como o bondinho é circular, seguimos até a última parada, Dois Irmãos. Nesse ponto destacaram nosso segundo ticket e os bancos foram trocados de posição.
Cristo Redentor Castelinho do Valentim Estação de Bondes de Santa Teresa
Mais detalhes do passeio, você pode assistir no vídeo.
E você? conhece o bairro onde sua história começou?
Daniele
Facebook | Insta Blog | Insta Dani | YouTube | Twitter | Comente!
Comente pelo Facebook!

