Passeios,  Pelo Rio

Feriadão no interior do Rio de Janeiro – Piraí

Eu não imaginava que a cidade de Piraí era o próprio paraíso no interior do Rio. Se assim como eu, você ama estar rodeada pela natureza, esse é o seu lugar.

Piraí é uma cidade no Vale do Paraíba, tem aproximadamente 29.545 habitantes. O nome de origem indígena, da língua Tupi significa “Rio de peixes”. Por todo município é possível avistar o Rio Piraí.

Escolhi esse local pela tranquilidade e vasta natureza, ideal para a prática do turismo de isolamento. Durante a pandemia, minha preferência tem sido por viagens curtas, com isso, tenho realizado várias descobertas pelo Rio de Janeiro. Piraí é uma delas! Amo esse clima de montanha, os hábitos e cotidiano dessa população. Sem falar na qualidade de vida… 1000 a 0 nas cidades grandes!

Ficamos hospedados na Pousada Villa Zaccarias, da rede de hotelaria OYO Rooms. Como de costume, fiz minha reserva pelo Booking. Minha experiência foi ótima! A Pousada é extremamente limpa, clara e agradável. Tudo novinho e impecável!

Tem uma máquina da Nescafé na recepção (Eu amo essas máquinas! Queria uma em casa… kkkk!), também possui uma sala de jogos, com tv a cabo disponível (ótimo para os dias chuvosos!), piscina, área para jogar bola… mas na minha opinião, o grande destaque é a área verde dentro da propriedade… trilha, árvores frutíferas, uma diversidade encantadora!

Um “braço” do rio Piraí, também passa por trás da propriedade, sendo possível contemplá-lo através do rendário. Permaneceria tranquilamente horas ali, conversando, lendo um livro ou apenas ouvindo o som dos pássaros, admirando toda aquela beleza difícil de mensurar.

Pesquisando sobre a região, descobri o Parque Municipal Caiçara, que fica às margens da Rodovia Presidente Dutra. O local tem grande potencial turístico! Já me vi pedalando ao redor do lago, caminhando, praticando stand up paddle ou até passeando de caiaque. Mas ficou só no imaginário mesmo. Como medida para conter a Covid-19, foi proibida a circulação no Parque. As autoridades locais ainda permitiram contornar o lago de carro, restando apenas o desejo de retornar, em um momento mais adequado.

Seguimos para o Centro de Piraí e conhecemos alguns pontos importantes do cenário histórico do vale do café.

Até mais!

Daniele

Facebook | Insta Blog | Insta Dani | YouTube | Twitter | Comente!

O que achou do post?

Comente pelo Facebook!

comentários

Mas pode chamar de Dani! Carioca, cinéfila, estudante de Geografia, ama estar em contato com a natureza, realizar passeios e viajar. Adepta de fazer listinhas pra tudo! Não abre mão de uma velha agenda e uma boa aventura!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *